INÍCIONOTÍCIAS
Curso Técnico em ...
Curso Técnico em Manutenção Automotiva inicia e...

Curso Técnico em Manutenção Automotiva inicia em 2019

Postado Qui, 21 de Fevereiro de 2019, 10:05:00

HISTÓRIA

Com o crescimento da sua empresa, a dificuldade em encontrar mão de obra qualificada e a falta de cursos técnicos na região, o empresário Sr. Márcio Feller proprietário da empresa Mecânica Ímola situada na cidade de Nova Trento decidiu criar o próprio material para instruir seus funcionários e qualificar a mão de obra. Após muita pesquisa e consultas a apostilas de cursos semiprofissionalizastes do país, ele elaborou um material básico próprio para que seus funcionários pudessem estudar e aprender sobre a profissão de forma gratuita.

Com o método de ensino implantado dentro de sua oficina e compartilhado com o Núcleo de Automecânicas do Vale do Rio Tijucas (NAVAT), demais membros do NAVAT aderiram a apostila e ao método que ele utilizava em seu dia a dia e iniciaram a implantação em suas empresas como um projeto Piloto de capacitação. Quando membros do NAVAT entraram para o Núcleo Estadual de Automecânicas (NEA-SC) levaram este método de ensino e a demanda aumentou.

Com o interesse de muitas oficinas do estado e em parceria com fabricantes, o NEA adquiriu uma plataforma online de ensino, o Moodle, onde disponibilizou apostilas atualizadas e dividiu o ensino em 3 níveis com vídeo aulas e prova para que os alunos comprovassem o conhecimento adquirido.

Como a plataforma e o método de ensino eram básicos, não foi possível reconhecer e certificar os mecânicos que realizavam as provas, surgindo assim a necessidade de elaborar um curso técnico reconhecido nacionalmente. Foram diversas as tentativas de levar o projeto adiante com as escolas profissionalizantes já existentes, porém sem sucesso.

Após muito trabalho e meses de projeto em standby, no final de 2018 o projeto foi reiniciado com a ajuda do parceiro Scherer, empresas integrantes do NEA/ARVESC e fabricantes, juntamente com o Professor Marcos Antônio Ávila, Pedagogo, Especialista em Educação Profissional e consultor Social - que cuida de todo o planejamento e execução do projeto atual - dando início ao INSTITUTO SCHERER que viabilizará o Técnico em Manutenção Automotiva – TMA.

 

 COMO FUNCIONARÁ O TMA

O projeto proposto se desenvolverá com a participação dos seguintes envolvidos:

  • Distribuidora SCHERER;
  • Empresários do setor de reparação automotiva do estado de Santa Catarina e por meio das organizações ligadas aos mesmos.
  • Fabricantes de peças nacionais e internacionais;

O processo de desenvolvimento do PROJETO TMA percorrerá as seguintes FASES até a aprovação do mesmo pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina:

  1. Diagnóstico das demandas (alunos, instrutores, laboratórios) do estado de Santa Catarina.
  2. Desenvolvimento de capacitações didáticas para os grupos de trabalho envolvidos no projeto.
  3. Apresentação formal da proposta aos Fabricantes e adesão dos demais parceiros do Projeto.
  4. Início dos Cursos pilotos de formação continuada, abertura das primeiras turmas.
  5. Formalização do Instituto Scherer como mantenedora do projeto TMA.
  6. Protocolar “Projeto Técnico em Manutenção Automotiva – TMA” junto ao Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina – CEEd/SC.

Após a conclusão dos cursos pilotos continuados previstos na FASE 4, os demais cursos terão regularidade de acordo com as demandas de alunos e Instrutores, considerando as regiões metropolitanas até o início do curso TMA no segundo semestre de 2020.

 

Com a aprovação do projeto TMA, fruto da parceria de longa data entre o NEA/ARVESC e Scherer SA, as entidades firmam o compromisso de levar a formação técnica continuada e certificar profissionalmente o mecânico de todo o país, fato que é aguardado por todos do setor da reparação automotiva.

Fonte: http://nea-sc.com.br/curso-tecnico-em-manutencao-automotiva-inicia-em-2019


COMENTAR


0 Comentário(s)

Produtos
Conheca nea